Sistemas Operacionais

Sistemas operacionais mais conhecidos para computadores ,celulares e tabletes

Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo. O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática. A atual versão estável do Windows para desktops é oWindows 8.1 Update 1, lançado em 17 de outubro de 2013. Para servidores o Windows Server 2012 é a versão mais recente e a mais estável.
Criado por Bill Gates, que é considerado um dos pioneiros da revolução da indústria de computadores pessoais, tendo antes passado pelas melhores escolas particulares de Seattle, participado do Movimento Escoteiro, ter trabalhado na Taito, no desenvolvimento de softwares básicos para as máquinas fliperamas, e como pesquisador visitante da Universidade de Massachusetts, onde fundou sua primeira empresa, a Traf-o-Data; e ser admitido e abandonar a famosa Universidade de Harvard, onde cursou Matemática e Direito até o 3º ano, para dedicar-se à Microsoft. 1

Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operativos (português europeu) ou sistemas operacionais (português brasileiro) que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seucódigo fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença. O sistema Linux mais tradicional é o GNU/Linux, e o mais utilizado é o Android.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operativos (português europeu)ou sistemas operacionais (português brasileiro) com núcleo Linux passaram a ter a colaboração de grandes empresas como IBMSun MicrosystemsHewlett-Packard (HP), Red HatNovellOracleGoogleMandriva e Canonical.Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de softwares livres para escritório (LibreOffice, por exemplo) ou de uso geral (projeto GNU) e por programas para micro e pequenas empresas que na maioria dos casos em nada ficam a dever aos seus concorrentes proprietários, e interfaces gráficas cada vez mais amigáveis como o KDE e o GNOME, o núcleo Linux, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caído no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Mas já há muito que o Linux se destaca como o núcleo preferido em servidores de grande porte, encontrando-se quase sempre presente nos mainframes de grandes empresas e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o Tianhe-2, chinês (lista TOP500).

Embora o sistema operacional criado pela empresa Symbian e popularizado especialmente pela Nokia tenha sido descontinuado em janeiro deste ano, o software ocupou um papel de destaque no mercado dos telefones por pelo menos dez anos. Motorola, Sony Ericsson, Samsung e LG lançaram celulares rodando o sistema, que chegou a abocanhar 65% do mercado na metade de 2007. O Symbian foi uma das mais potentes plataformas por trás da integração de câmera e telefone, mas perdeu mercado com o advento das telas sensíveis ao toque. Em 2011, a Nokia começou a vender telefones com o sistema Windows, reduzindo a presença do Symbian no mercado a menos de 1% no final de 2012. Apesar disso, a manutenção do sistema está garantida até 2016.
                                     
A gigante dos computadores não conseguiu repetir o sucesso de mercado nas pequenas telas dos celulares. Até o final do ano passado, somava apenas 4% dos sistemas operacionais usados por telefones norte-americanos, mas já figurava com 19% da fatia europeia dos smartphones. Mesmo assim, ainda está longe de competir diretamente com a Apple ou o Android, líderes do mercado. No Brasil, aparelhos da Nokia, Samsung e HTC estão disponíveis com o Windows Phone. O sistema operacional é focado na atualização constante de aplicativos conectados a redes sociais e integra o aparelho aos computadores com o sistema operacional da empresa.
                               
O sistema operacional BlackBerry serve de base para os celulares da mesma marca desde 1999 e tem uma diversidade de recursos que, ao longo do tempo, foram adaptados a diferentes formas de controle do aparelho. Os novos modelos abandonaram o teclado físico e seguem a tendência de telas sensíveis ao toque. Além disso, a versão mais recente do sistema operacional permite a criação de múltiplos perfis no aparelho, o que garante ao usuário a chance de separar as atividades profissionais e pessoais no mesmo celular      

                                                  
Em 2007 a Apple lançou o primeiro iPhone e inaugurou uma nova era no mercado dos aparelhos celulares. A primeira versão do programa já incluía funcionalidades como e-mail, navegador e mesmo player para vídeos. Mas era bem diferente das versões mais recentes que movem o iPhone 5. Desde o primeiro lançamento, os aparelhos da marca usam o sistema de telas sensíveis ao toque para celular, o que ditou a tendência do mercado nos anos seguintes. Como um sistema dedicado, o iOS é talhado para as funções de um modelo específico de hardware e explora suas potencialidades ao máximo. No último trimestre de 2012, 21% dos novos celulares vendidos no mundo rodavam iOS, ou seja, eram iPhones da quarta ou quinta geração.
                                      
O sistema operacional desenvolvido pela Google domina soberano o mercado mundial de telefones. Atualmente, 70,1% de todos os novos aparelhos vendidos rodam alguma versão do Android. Marcas e modelos são os mais variados. De aparelhos potentes como Samsung Galaxy S3, que rivaliza diretamente com o iPhone 5, a modelos mais baratos, que servem como porta de entrada para o universo dos smartphones. Até o final do ano passado, mais de 500 milhões de aparelhos no mundo já usavam o sistema operacional da Google. Aplicativos para Android surgem em profusão no mercado, e muitos Apps pagos para usuários do iPhone chegam aos telefones do robozinho de graça.

Fonte : noticias.terra,wikipedia.org